quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Você é a favor de cotas para negros no(a)...

Não assisto o Big Brother Brasil, programa transmitido na Rede Globo de Televisão, por entretenimento ou diversão. Assisto pois sempre achei o comportamento humano muito interessante.Assistindo o BBB, encenado ou não, é possível analisar a forma como os humanos interagem e se portam. Intolerância e racismo, são só algumas cenas do show.
No Capítulo de estréia bo BBB, o apresentador Pedro Bial, apresentava os participantes ao público e por meio de piadas, de muito mal gosto, tentava coloca-los mais próximos do publico. Gata aqui, gostosa ali, principe acolá. Mas quando chegou a vez de apresentar o único negro na casa, o apresentador lançou o seguinte questionamento ao participante:
- É...Beleza?....Daniel, você é a favor de cotas para negros no Big Brother Brasil?
Este por sua vez respondeu:
- Não!
- Por que?
- Porque eu acho que não tem que ter "cota" pra nada....A gente é igual cara. Emabixo da pele é sangue. E o sangue é vermelho!
(Aplausos dos demais participantes e o agradecimento de Pedro bial ao final.)
Depois disso, ouvi, vi e li muitos comentários sobre o comentário do ingênuo rapaz, inclusive da blogueira Livia Zaruty que publicou o seguinte em seu blog:
Olha que coisa maravilhosa aos meus ouvidos, finalmente um negro inteligente que entra e fala em rede nacional que e contra cotassss amei!!!!
Agora o movimento negro quer dizer que ele não e negro?? tão de brincadeira, né?
Comentei há algum tempo sobre a distribuição de negros e brancos no Brasil. A maioria da população brasileira hoje é negra. Como então um programa de televisão, em uma das maiores emissoras do país, traz 14 participantes, para participar do programa e somente ""1"" negro? Se não é bizarro, posso dizer que é no mínimo estranho. E o pior de tudo é que esse único negro, em cadeia nacional, diz que o sangue embaixo da pele é vermelho e que não vê necessidade de cotas no programa. O tal "negro inteligente", simplesmente esqueceu que a maioria do povo dele é negra, e que, a situaçõ deveria ser inversa, caso vivessemos em uma sociedade sem racismo ou discriminação. O tal negro, disse simplesmente o que, provavelmente, havia sido combinado previamente. O tal negro não percebeu que se a Rede Globo não fizesse uso de cotas, tanto em programas como em novelas, ele não estaria ali.
Só para deixar claro, eu não sou, nunca fui e nunca serei a favor de cotas para negros onde quer que seja. Concordo com a Livia quando diz que:
Minha cor não e uma Deficiência
Minha cor não deve ser criterio Classificatório.
Cota raciais, sou totalmente contra!!
Mas me entristeço em saber que esse é o tipo de exemplo de inteligencia negra aplaudida por negros e brancos. Dói saber que alguns negros se vendem por tão pouco. Esses são os negros que sabendo que não são aceitos naturalmente, bajulam chefes em troca de promoção. Esses são os negros que se vendem por ninharia. Esses são os negros que não lutam por seus direitos. Esses são os negros que tiram o crédito de negros como eu, que provam todos os dias que, de fato, não pode haver diferenças e que é possível para o negro ser o melhor em tudo que faça. Compactuar com cenas como estas é atestar para os autos que o negro não passa de uma raça que se vende em troca atenção. Levanto todos os dias e trabalho com o intuito de mostrar para os demais, quer brancos ou negros ou azuis, que eu mereço estar onde estou e que sou sim melhor do qualquer um. Não compactuo com atitudes racistas ou comportametos de racistas mascarados que falam comigo somente para "não ficar chato". É hora de renovação de pensamento, atitudes e principalmente de conceitos. Há cerca de 24 anos foi abolida a ecravidão nesse país e ainda vejo negros acorrentados a conceitos tão antiquados como dizer que a Terra é quadrada.
Até quando?

Nenhum comentário: